20120102

3431 Se as palavras pudessem mover montanhas

O que aconteceria se as palavras
Pudessem mover montanhas?

Onde estaria hoje
Esta cordilheira repetida
De cimeiras empinadas
Que cruza minha alma?

A esdrúxula, a simples,
As agudas,
E as concatenadas.

Quem pudesse nomear
As vastas planícies
Com sua tundra, com sua taiga?

Eu sou um alpinista paralitico
Que contempla
O cimo nevado.

Hoje na minha língua acampa
O frio abominável
Das neves
Perpétuas
Do Kilimanjaro.

Silenciado e sem palavras
Eu nunca sou
Um abril
Com suas cerejeiras
Aos pés do Monte Fuji.

E desejo exterminar
Este delírio
Que se chama Chimborazo.

Mover o Aconcágua,
O Everest,
Ou tão só essas
Sete colinas de Roma,
Erradicar de meu peito
Este inamovível
Monte Sião,
Que eu levo cosido
Ao lado esquerdo
De meu peito
E que com palavras
Tenho nomeado
Coração.

No hay comentarios.: